quarta-feira, 25 de novembro de 2009

The Story of India - Michael Wood

Depois de quase um ano prometendo, finalmente aqui está a postagem sobre The Story of India.

Por Potira


Produzido por MayaVision International para BBC e PBS, especialmente escrito e apresentado pelo historiador britânico Michael Wood esta série de televisão de 2007 está disponível  em dvd no Brasil através da revista Vida Simples da Editora Abril desde o ano passado.

Eu acredito que é um bom investimento para quem gostaria de saber um pouco mais sobre a história da Índia de uma maneira mais dinâmica do que pilhas de "boring books"... Utilizando linguagem simples e recursos visuais, Michael consegue abranger um público amplo. Qualquer pessoa que goste de história pode assistir, não precisa ser Historiador. Claro que se você já tiver algumas leituras sobre o tema, será muito mais valioso.

Esta coleção foi um dos melhores presentes que eu já ganhei. São dois volumes, cada um com 3 documentários, cerca de 6 horas. Eles se deram muito bem na vizinhança da estante de livros do meu quarto... Junto com os outros livros sobre a Índia e algumas das minhas revistas, eles agora ficam com o porta-lápis do Romero Brito, a cuia de Montevideo e a mais nova moradora, a máscara de Carnaval de Veneza...


O historiador viaja por boa parte do território indiano e por outras partes da Ásia para registrar as mais interessantes imagens e histórias sobre a civilização indiana. Consulta bibliotecas especializadas, manuscritos, entrevista pesquisadores e especialistas, caminha pelas ruas. Experimenta alimentos, bebidas, meios de locomoção, vestimentas... Investiga a engenharia e arquitetura em habitações de camponeses, palácios, templos, fortalezas, monumentos... A Arte e a Cultura indiana são destacadas ao longo de toda a obra.

Para quem gosta de Arqueologia, é uma boa pedida para saber mais sobre as civilizações de  Mohenjodaro e Harappa, por exemplo. Para quem tem curiosidade sobre religiões na Índia, Wood fala sobre Hinduísmo e Budismo, sobre os Siks e Muçulmanos, Jains e Parses, indo até alguns espaços sagrados e consultando livros santos. Dos ghats de Varanasi aos ricos templos do sul da India, passando pelo Golden Temple, por Bodhgaya ou Madurai.

A minha parte favorita é sobre a Silk Route e o intercâmbio cultural de longa duração entre oriente e ocidente promovido pelo comércio, onde a Índia estava em posição estratégica. Ligações com o Império Romano, com a arábia e outras partes do subcontinente indiano são o ponto alto da série. Possui cenas gravadas não só na Índia, mas também na China, Afeganistão, Paquistão, entre outros.

A literatura clásica, as artes plásticas e a música e dança são analisadas dentro do contexto cultural em que foram criadas... É assim ao tratar do famoso Ramayana, ou até mesmo do Kama Sutra, tão falado no ocidente, mesmo com seu sentido muitas vezes deturpado.

Finalizando a coleção, uma viagem pela cultura muçulmana na Índia e o esplendor arquitetônico de construções como o Taj Mahal. Destacando os sufis e a influência de crenças muçulmanas na cultura indiana tradicional. O último vídeo, trata sobre a colonização britânica até a independência.

Mas este não é o fim da história, é apenas mais um capítulo...


O que? Coleção de dvds História da Índia do historiador Michael Wood para BBC.
Quanto: cerca de R$ 60,00
Onde comprar: No site da Abril - História da Índia - Vida Simples
Obs: As legendas são em português e o áudio em inglês.

Permita- se...
Share |

2 comentários:

Eder Santos Carvalho disse...

O livro deve ser muuito bom mesmo.Parabéns pelo presente.
Gostei da estante.bem organizada.
Abração

Potira disse...

hihihihi... Esta parte dos livros está organizada mesmo.. hihihi mesmo com os dvds ali no meio...

um abraço querido

=)

Related Posts with Thumbnails