sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Breve reflexão sobre Arquitetura


Em homenagem ao Dia do Arquiteto, esta postagem de hoje é especial para meu amigo Eder. Um colega muito querido que eu tive o prazer de conhecer nas aulas de Antropologia do Espaço com a galera da Arquitetura no ano passado.


A Arte e a Arquitetura são fontes riquíssimas para a Antropologia e para a História, sem falar das contribuições do campo da Arqueologia. Com a professora Maria Helena Santana questionamos o modo de construção dos espaços: casas, templos, mercados, praças, ruas, cidades...

O modo como cada grupo cultural vive está relacionado com o espaço em que vivem e este espaço pode ser transformado pela Arquitetura. Esta se dá seguindo padrões específicos, que mudam entre culturas diferentes e que materializam  esta representação utilizando pedras, tijolos, areia ou outros materiais.

O que quer dizer que a maneira como você constrói a sua casa, por exemplo, está relacionada a uma visão de mundo que pertence a você e a sociedade a qual você faz parte. O mesmo se dá com a construção de templos, igrejas, mesquitas e outros exemplos de arquitetura religiosa.


Veja agora a série de vídeos "Mistérios da Ásia: Os templos perdidos da Índia" que o  Eder me enviou dias atrás...

Conheça um pouco sobre Rajaraja The Great com imagens de templos que expressam a prosperidade do antigo reino de Vijayanagara, no Sul da Índia.  Veja também sobre o processo de construção destes enormes templos utilizando diferentes métodos e um pouco sobre o cotidiano das pessoas que vivem próximas a estes locais, assim como fiéis e sacerdotes.


*Com áudio em inglês e legendas em português.











Eu adorei os vídeos e agradeço mais uma vez ao Eder. 
Aqui vai o link do blog dele, sobre Arquitetura e História: 


=) 
Share |

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails