quinta-feira, 22 de abril de 2010

Contos de fadas indianos



 
 "Princesas que irradiam luz como a lua e iluminam a noite de sua cidade; outras que realizam toda espécie de façanhas por amor a um homem, aqui se revelam mulheres apaixonadamente corajosas e dotadas de grande força para vencer os reveses e as imposições que a vida ou os homens lhes impõem." 
 
JACOBS, Jospeh . Contos de fadas indianos. São Paulo: Landy, 2001.
Título original: Indian Fairy Tales 

São 29 contos de fadas, entre eles os meus favoritos "Como o filho do rajá conquistou a princesa Labam", "O violino mágico", "A magnífica Laili", "O filho do astrólogo", "O filho das sete rainhas", "Rajá Rasalu", "O menino com uma lua na testa e uma estrela no queixo", "A cidade de marfim e a princesa encantada" e "No dia em que o Sol, a Lua e o Vento saíram para jantar".

Este sim é um livro muito interessante. Os contos selecionados por Joseph Jacobs são maravilhosos e encantam qualquer pessoa. Alguns são longos e se subdividem, como se houvessem histórias dentro das histórias. Outros são curtos e a narrativa não é entrecortada por outras. Esta seleção é perfeita para ser adaptada para contadores de histórias, elas descrevem histórias mágicas e cenários incríveis. Contos narrados com arte.

A capa da edição brasileira, assinada por Camila Mesquita é linda. Não sei informar se ela é a ilustradora ou se apenas fez o projeto gráfico sobre alguma ilustração indiana de outro artista. Na parte de trás há um elefante, na "orelha" uma linda mulher indiana e na capa há a imagem de um homem indiano. (A reprodução que acompanha esta postagem não está muito boa, mas as ilustrações são belíssimas). Vale a pena procurar o livro e ver as ilustrações, dar uma olhada nas histórias.

O livro também possui um Glossário para você acompanhar algumas palavras do vocabulário que estão escritas em hindi ou descrições de seres fantásticos e mitológicos.
Share |

5 comentários:

CLEIDSON disse...

oi amiga seu blog é show por favor mande fotos da india pra min meu email é cleidsonsantos35@yahoo.com gostei de vc um abraço.

Leonardo B. disse...

[parece que o momento ficou como o vento que sopra árido no deserto... estou a escutar Bill Laswell e esse universo que está tão longe, tão perto da imaginação que nos transcende...
desabafo só, que esse género de literatura raramente chega em Portugal, quanto mais ao interior...
Obrigado pela partilha!]

um imenso abraço

Leonardo B.

* sabe... tenho um trabalho, o Ganga... que hoje, ainda vou escutar! A si, abraço!

۞ Potira ۞ disse...

Leonardo B.

Seus comentários são sempre instigantes e é uma honra que você aprecie meu blog.

Um abraço e muito obrigada!

=)

Gabriel Savaris disse...

Esse livro é ótimo!
As histórias são lindas e super envolventes :)

۞ Potira ۞ disse...

Simmm Gabriel!

Um dos meus favoritos de todos os tempos!

Bom saber que compartilhamos a admiração por este livro!

=)

Related Posts with Thumbnails