quinta-feira, 1 de julho de 2010

Chapati (Pão indiano cozido na chapa)




Que tal uma receita prática de um dos tipos de pão indianos mais famosos? O Chapati pode ser servido como acompanhamento de outros pratos ou como uma espécie de "panqueca" com recheio doce ou salgado...

* * *
O pão seguinte é o chapati, que faz parte da história do Mutiny (motim) de 1857, conhecido também como Revolta dos Cipaios ou dos Chapatis... 

Chapati (Pão cozido na chapa)

*250 g ou 2 1/3 xícaras de farinha de trigo integral
* 50 g de usli ghee derretida
* 1 pitada de sal
* água morna (a que for necessária para dar o ponto)

Misture a farinha e o sal e vá juntando água morna para dar o ponto de rosca. Sove a massa bastante, até que se torne não apenas firme, mas também lisa. O ideal é que se deixe a massa "pensar" durante a noite, mas, caso tenha pressa, deixe descansar apenas uma hora.

Forme bolinhas de cerca de 4,5 cm de diâmetro e estique-as com o rolo de pastel, até que a espessura fique de 3 mm. Aqueça uma frigideira de ferro, ou que tenha fundo grosso e coloque os bocados de chapatis que couberem. Espere de um minuto a dois minutos, e vire para o outro lado, deixando o mesmo tempo. Com um pegador, tome cada chapati e coloque diretamente na grelha ou numa panela pré-esquentada, tampe e deixe abafado por um tempo. Quando estiver estufado, espalhe usli ghee ou manteiga e deixe embrulhados em panos até a hora de servir.

(CAMARGO-MORO, Fernanda. Arqueologias Culinárias da Índia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2006, pág. 67)
Share |

7 comentários:

Eder Santos Carvalho disse...

Gostei da receita, Potira, deve ser bom, eu adoro pão, mas o que é usli ghee?

Grafite disse...

Deve ficar muuuito bom!
;D

beiijo,
*.*

۞ Potira ۞ disse...

Usli ghee é manteiga purificada. Vou te dar uma receita de usli ghee "moderna" feita no microondas, que é mais prática do que a tradicional.

Pegue 125 g de manteiga sem sal e corte em cubos de 2cm e coloque em um recipiente no microondas. Deixe em potência máxima por 1 minuto e 25 segundos. Tampe bem e deixe cozinhando mais 5 minutos e 30 segundos, sem destampar (até que a manteiga "abaixe" e pare de chiar). Para não queimar deve ser retirada do forno quando se completarem 7 minutos de tempo total de cozimento. Espere 3 minutos para que esfrie e abra o recipiente devagar, evitando qualquer respingo de água.
Você verá que a água evaporou e a manteiga fundiu-se e ficou clara e dourada, separada do resíduo frito do leite escuro. Quando estiver bem fria, drene o resíduo e ponha a usli ghee clara numa tigela com tampa. (Pode ser guardada no freezer ou geladeira). Cuidado para não abria a tampa enquanto estiver quente porque você pode se queimar.

=)

Grafite,

Eu gosto muito e gosto de fazer um recheio de legumes...

=)

Michelle Camilo disse...

Hola Portira.
Vivo em Madrid,sou de Sampa.
Estou indo para India, a idéia é Indiana Jones. Saio de Moscú dia 23 de julio... e dps e chegar ai...
Sei lá... vc tem facebook? bacanisima seu blog. Ai estarei...
a ver se podemos trocar infos.Namastë

Michelle Camilo disse...

Hola Potira,
Moro em Madrid, mas sou de Sampa.
To saindo de Moscù dia 20.
Quero fazer um Indiana Jones pela India, quero voltar so ano q vem...
Vamos trocar email, info e ideias.
Vc tem face?...bacana seu canal. BjO

Flor Baez disse...

Eu adoro chapati!
As vezes eu coloco um pouco de curry na receita.

Gosto para comer com berinjela!!!

Elza Cohen disse...

hummm as delicias e as cores da India! estou ficando expert em receitas da India, esses dias fiz Chai e chutney de Manga ficou incrivel!

Related Posts with Thumbnails