sexta-feira, 16 de julho de 2010

Índia - Retratos da Vida de Um País de Contrastes


Índia - Retratos da Vida de Um País de Contrastes


Veja a introdução desta matéria com fotos de Raghu Rai - Magnum para a Revista Geográfica Universal:

"Não é fácil para um ocidental - e mesmo para muitos orientais - compreender, ou melhor, apreciar esse país exuberante, absurdo, quase inacreditável, e no entanto maravilhoso que é a Índia. Poucos são os lugares que podem, com tanta força, chocar e, ao mesmo tempo, fascinar.
Com cinco mil anos de história, ao longo dos quais se entrecruzaram inúmeros povos, culturas e religiões, a Índia é muito mais do que um país de sonhos e mistérios, onde os monumentos, tradições e rituais milenares sobrevivem em metrópoles modernas, e onde o avanço da tecnologia não consegue eliminar um artesanato transmitido de pai para filho há centenas de gerações.
Berço do hinduísmo, da ioga e do budismo, entre outras muitas doutrinas espirituais, a Índia é, hoje, bem mais conhecida no Ocidente do que jamais o foi no passado, quando era vista como local de nascimento de uma civilização extremamente diferente e, mesmo, exótica. No entanto - mesmo levada de roldão por um vento incontrolável e atirada repentinamente em plena modernidade -, ela permanece como o país dos extremos, onde todas as coisas parecem extravasar as medidas habituais. O país onde se encontra o maior número de pobres, de maior pobreza, e, no entanto, o de grandes fortunas, o de maior número de deuses, mas também de problemas humanos, e, para não fugir ao seu destino, o mais belo entre os belos.

Revista Geográfica Universal, nº 187, Junho de 1990.
Share |

4 comentários:

❧Stéfani❧ disse...

Adorei! Sim a Índia é absurdamente exuberante!!! Quero ir aí :D Tudo que é diferente me atrai :D

۞ Potira ۞ disse...

Bacana guria...

E me conta desta tua imagem do perfil...

=D

❧Stéfani❧ disse...

Gostou? hehehe

Bom, essa pintura, tem história!

Era em meados do ano passado, a professora de Artes pediu para escolher uma pintura para nós alunos pintarmos. Daí como já tinha curso de pintura e sempre amei pintar, fiquei muito feliz e comecei a pesquisa.

Na verdade, encontrei essa, a do meu perfil, que se chama: Sol ardiente de junio, de Lord Frederic Leighton. Minha mãe disse que a pintura combinava comigo. Mas na verdade, pintei outra mulher.

Adoro pintura como já disse, e essa é uma das minhas favoritas.

Beijos

۞ Potira ۞ disse...

Stéfani...

Que bacana a história desta pintura como tua imagem de perfil...

=)

Related Posts with Thumbnails