sábado, 10 de julho de 2010

Os Sikhs e o Golden Temple em Amristar

Golden Temple, ou Templo de Ouro em Amristar, no Punjab é o lugar mais sagrado dos sikhs. Suas paredes são de mármore branco e suas cúpulas decoradas com filigranas de ouro. Este belo local de devoção e tranqüilidade, foi cenário de um ataque e um sítio de três dias pelo exército indiano durante a campanha ativista sikh por uma pátria independente em 1984.




Pictures © Copyright 2008 Compare Infobase Limited.

   "O sikhismo é uma crença e uma comunidade identificada particularmente com o Punjab. [...] O fundador da religião sikh, Guru Nanak (1469-1539), obteve sua inpiração da vibrante vida religiosa do Punjab, mas rejeitou os ensinamentos de todas as principais religiões. [...] O sikhismo não foi uma religião sincrética, mas cresceu a partir das tradições de devoção do hinduismo e do islamismo ao mesmo tempo. Guru Nanak escreveu hinos simples de grande beleza. Seus seguidores, em sua maioria cidadãos respeitáveis e cultivadores jats, começaram a ser conhecidos como "sikhs", do sânscrito shishya, que significa discípulo.
   Os sikhs se converteram em uma comunidade (o Panth). Guru Arjun (1581-1606) construiu o Templo de Ouro em Amristar e compilou o Adi Granth, as escrituras sagradas, composto principalmente por hinos dos gurus e de outros homens santos. Durante o século XVII o sikhismo se tornou mais militante. Gobind Singh (1675-1708) fundou a ordem khalsa em 1699, infundindo a fé com valores militares. Os sikhs tinham de defender sua fé e mostrar sinais visíveis dela. Deviam deixar de cortar o cabelo, portar uma arma, além de usar um pente, um bracelete de ferro e calças.
   Gobind Singh foi o último guru pessoal. A partir de então os sikhs aceitaram a autoridade de suas escrituras (o Guru Granth) e sua comunidade (o Guru Panth). No final do século XVIII Ranjit Singh (1780-1839) emergiu como líder no Punjab encarando o ideal khalsa. O estado independente sikh que havia criado não sobreviveu à sua morte, mas o idealismo militar foi impulsionado pelo proeminente papel que os sikhs representaram no exército indiano moderno. Os valores da comunidade foram revigorados pelas reformas no século XX."

(JOHNSON, Gordon, Cultural atlas of India. Barcelona: Fólio, 2008. pág. 144)
Share |

4 comentários:

Cris disse...

Me encantó el blog, me posibilita conocer sobre la India en un idioma que entiendo muy bien. Es muy interesante.
Saludos desde Argentina

۞ Potira ۞ disse...

Cris, muito obrigada!!!

Fico feliz que você gostou do blog, seja sempre muito bem-vinda.

Saludos!!! (Amo a Argentina!!!)

=D

❧Stéfani❧ disse...

Adorei a matéria. Super interessante essa religião. Pesquisarei mais sobre ela.

Ahh!! Estou seguindo-te no Twitter me aprova lá plz:D

Beijos

❧Stéfani❧ disse...

Já ia esquecendo de dizer hehehe

Amei a arquitetura do Golden Temple. Lindo, lindo!!!

Related Posts with Thumbnails