segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vestimentas indianas femininas: Saree, salwar kamez e lehenga

   "A vestimenta mais tradicional indiana, utilizada por mulheres de toda sociedade, das mais humildes até as castas mais altas e mesmo nas representações das divindades, é o sari.
   Essa vestimenta antiga que remonta de 2800 a.C. sofreu diversas modificações com o passar dos anos. Além de poder ser vestida de várias maneiras, também é utilizada de um jeito diferente de acordo com cada região do país. Por ser uma peça única de cinco metros de tecido, e pode chegar até nove metros, ela é enrolada em torno do corpo da sua usuária.
   O sari é colocado por cima de uma blusa, de nome choli ou lengha, e de uma saia conhecida como pavada, petticoat ou shaya. Cada região possui seu próprio modo de vestir o sari, e suas respectivas combinações de choli, com manga comprida, gola alta, entre outros.
   Outra vestimenta básica das mulheres indianas é o salwar kamez, que foi introduzido na Índia pelos invasores muçulmanos. Ele consiste em um conjunto de camisa e calças folgadas, com corte tradicional. Normalmente é acompanhado por uma echarpe chamada duppata, que cobre a cabeça do usuário. Em algumas regiões, utiliza-se também um conjunto conhecido como lehenga, composto pelo choli, a duppata e uma saia comprida, muito utilizado em festas e casamentos."

( In: ÍNDIA: Os caminhos entre a fé e a modernidade. São Paulo: Editora Escala, 2009, página 78) 
Share |

3 comentários:

Flovi disse...

Tem também o pavadai que é usado pelas meninas aqui do Sul da Índia (mais em regiões interioranas que na cidade, mas ainda assim vejo muito por aqui) e o pavadai davani ou half-saree usado pelas moças solteiras (também mais em regiões do interior E Chennai). Eu acho lindo, tanto que até tenho um half-saree =D

Jorge Manuel Brasil Mesquita disse...

A Cultura, para além da História, também é um prazer da moda e da sua história ao longo dos tempos. É uma elegância este traje indiano, uma tradição que se conservou para além do tempo. Fiquei a saber um pouco mais do Sari e dos seus usos.
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Lisboa, 14/09/2010

۞ Potira ۞ disse...

Flávia...

Este é o assunto das próximas postagens. Estou com um livro aqui pra mostrar algumas diferenças no modo de vestir o saree, e algumas das variações regionais.

=D

Jorge,

Muito obrigada pela visita e pelo comentário... Seja sempre bem vindo!

=)

Related Posts with Thumbnails