domingo, 5 de dezembro de 2010

A doçura do mundo - If today be sweet

"A neve é muito diferente da chuva, pensou Tehmina. A chuva em Bombaim era como um intruso desajeitado, com pés de chumbo, que esbarrava nos móveis e caía por cima deles, derrubava a louça e fazia sentir sua presença pesada e suarenta nas ruas golpeadas e batidas. Mas a neve daqui! Tehmina deslumbrou-se com seu ar furtivo, seu subterfúgio, seu toque leve. Ora, a pessoa podia dormir a noite inteira e nem saber que tinha nevado, até de manhã. 
Chuva e neve. A maneira perfeita de descrever a diferença entre Bombaim e os Estados Unidos, pensou Tehmina. Uma era ruidosa, caótica, tumultuada e errática. A outra era calma, anti-séptica, refinada e polida. (...)" (UMRIGAR, 2008, pág. 93)


"(...) Tehmina lembrou-se de todos os limites rigorosos impostos por sua mãe: a mulher não devia se olhar no espelho, para que os outros não a julgassem fútil; nunca devia reclamar de nada em sua vida, porque havia milhões de pessoas em pior situação; devia cobrir a boca ao rir, porque, de outro modo, os homens a considerariam promíscua; devia contentar-se com o que Deus lhe desse, porque esse era o seu destino; nunca devia comer na rua, para não despertar a atenção e a inveja dos famintos a seu redor; nunca devia gabar-se de ter dinheiro, para não provocar a inveja nos vizinhos. (...)" (UMRIGAR, 2008, pág 157)


"(...) Um país inteiro em que as pessoas fazem amor quietinhas feito camundongos, mas gargarejam e pigarreiam feito tigres selvagens! Um país em que não se pode andar de mãos dadas com o próprio marido na rua, sem ser alvo de olhares severos, mas onde é possível praticar os rituais mais íntimos em público!" (UMRIGAR, 2008, pág. 176)


UMRIGAR, Thrity. A doçura do mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.


Título Original: If today be sweet
Copyright © 2007
Share |

3 comentários:

Flovi disse...

Adoreeeeeeeeeeeei, vou comprar pra ler!

۞ Potira ۞ disse...

Flávia,

É um livro bem bacana, tem uns trechos bem interessantes. Uns até que tratam da relação dos pais indianos com a nora americana.

=D

hyza disse...

wow Uma vez vi esse livro mas depois eu me esqueci do nome...
Deve ser otimoooo^^ valeu Potira!!

Related Posts with Thumbnails