quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Um lugar para todos... "alguma coisa que nos salve ou destrua".


“Ai Bombaim”, pensou Rusi. “Que lugar. Cidade de sonhos e cidade para despertar do sonho. Endereço da Dharavi, a maior favela da Ásia, e endereço do sofisticado e imaculado Clube de Críquete da Índia. Terra natal de Zubin Mehta, maestro de renome mundial, e de Ragu, o menino mendigo que o pai cegou ao nascer, esperando que esse ato de amor fizesse aumentar o fluxo de moedas piedosas no pote de esmolas do filho. Cidade de amor selvagem e de ódio selvagem. Cidade onde os arranha-céus dourados beijam a face de Deus no céu e as favelas negras descobrem o inferno na Terra.” (UMRIGAR, 2008, pág. 36)

“[...] Esperamos por alguma coisa que nos salve ou destrua”. (UMRIGAR, 2008, pág. 37)

“Era apenas o som do seu coração se partindo.” (UMRIGAR, 2008, pág. 180)

“[...] Só podemos dar aos outros aquilo que temos. Se tiver felicidade no seu coração, você vai poder partilhá-la com outra pessoa e fazê-la feliz. Se tiver apenas sofrimento, é só isso que vai ser capaz de dividir.[...] (UMRIGAR, 2008, pág. 193)

[...] O que quero dizer é muito simples: seja feliz. Em vários lugares, isso é fácil. Nos Estados Unidos, me disseram, essa frase está escrita até na Constituição. Mas na Índia, não. Não na nossa comunidade parse.  Aqui sempre nos dizem para não rirmos alto demais, não sonharmos grande demais, não voarmos para longe demais. Desde criança ouvimos que o orgulho vem antes do tombo. Mas, Mehernosh, um homem que mergulha para pegar peixe pega peixes. Quem tem por meta as estrelas, alcança uma estrela. Por isso, quem tem peixes só pode partilhar peixes, não estrelas. Ninguém pode partilhar o que não tem, entende? A vida toda nos disseram que Deus não deseja que sejamos orgulhosos, que Deus corta as assas de quem voa alto demais. Mas acontece que ninguém conhece a fita métrica de Deus. [...] (UMRIGAR, 2008, pág. 274)


UMRIGAR, Thrity. Um lugar para todos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

Título Original: Bombay Time
© 2001 by Thrity Umrigar
Share |

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails