quarta-feira, 9 de março de 2011

Os macacos pelos telhados de Jodhpur...


Jean-Pierre Zwaenepoel

Índia. Em Jodhpur, a cor azul indica as casas das pessoas de casta mais elevada, os brâmanes. Os langures vistos nos telhados, considerados pelos hindus encarnações do deus-macaco Hanuman, circulam livremente pela cidade.

Visões da Terra. Revista National Geographic Brasil, outubro de 2007. Ano 7, n° 91.
Share |

7 comentários:

♀♥Kiara ♥♀ disse...

Oi potira! É uma fotografia bonita, mesmo!

Por acaso, não são esses macaquinhos que as pessoas são obrigadas a deixá-los entrar pra pegar coisas? Aiai...

Na Índia, ainda classificam em castas, mesmo sendo proibidas as classificações???

۞ Potira ۞ disse...

Oi Kiara...

Obrigada, fico feliz que tu estejas curtindo o blog e deixando comentários... Estou te devendo uma visita lá no teu blog...

=D

Olha, até onde eu saiba, ninguém é obrigado a deixar os macacos entrarem dentro de casa e pegar as coisas. Pelo que li eles entram e levam mesmo, então as pessoas que moram em lugares onde os macacos costumam entrar usam grades e telas nas portas e janelas.

O sistema de castas é uma prática cultural muito antiga, com bases na religião e numa milenar e complexa organização social. Legalmente ele foi abolido, o que não quer dizer que no dia a dia as leis sejam aplicadas. Mudam-se as leis, mas as mudanças sociais são mais lentas...

Apesar de algumas castas se considerarem "superiores" tem muito brâmane vivendo uma vida miserável... O ridículo é que os membros das castas mais elevadas consideram todos os outros inferiores... E quem não é hindu então? Não tem casta. Muçulmano, cristão, judeu, budista,... são pessoas "sem-casta".

É um sistema complicado demais pra ocidental entender é ilegal, discriminatório, etc etc etc,... Mas que na prática ainda vigora na cabeça de determinadas pessoas que se promovem às custas de considerarem a si próprias superiores.

A VIDA NUMA GOA disse...

As castas foram abolidas pela Constituição, mas continuam a existir culturalmente.

Já não é como foi, mas ainda é.

Um paralelo? Racismo e homofobia são crimes no Brasil, não? Porém...

Potira, me passa teu e-mail?

۞ Potira ۞ disse...

Falou e disse Evandro!!!

Vou deixar meu e-mail como comentário lá no teu blog, mas tu, por favor, não publique-o.

=D

Anônimo disse...

Poti, nunca ouvi isso da cor das casas de acordo com as castas... É novo para mim. Mas existem costumes que adotam em um lugar em específico somente. Neste caso, o Rajastao é conhecido por ser tradicionalistas.
Em Kerala também pintam da mesma cor. Lá nao ouvi que seja por causa da casta, penso que seja por motivo estético.

Outra consideraçao importante é que nem todo brâmane se sente superior e muitos indianos nao acreditam nesta divisao das castas (nao como superior e inferior, digo) ainda que se mantenha vigente na cultura.

Lili

۞ Potira ۞ disse...

Pois é Lilian,

Eu também acho que isso possa ser prática em apenas alguns locais. A informação é do autor (Jean-Pierre Zwaenepoel).

O Le Corbusier naquele livro "A viagem do Oriente" (quando chegar em casa verifico certinho qual o país do leste europeu ao qual ele se refere) diz que as pessoas pintavam as portas e janelas de cores azuladas ou violeta que seria uma prática para evitar a entrada dos mosquitos. Já li sobre isso também em outros viajantes por países do oriente e Índia.

Há também narrativas que tu deves certamente conhecer que tratam de cores que os Rajás escolhiam e todas as casas deveriam ser pintadas naquelas cores... Como a Pink City por exemplo.

Eu pintaria a minha casa desta cor por motivos puramente estéticos, acho uma cor linda!!!

Assim que eu chegar em casa eu verifico no livro e te escrevo.

Ah, Lilian, felizmente existem seres humanos conscientes e que mesmo que sejam apontados por outros como "superiores" sabem que somos todos iguais...

Beijão minha querida!

=)

Anônimo disse...

Potira é cultura!

Le Corbusier só conheço como referência de arquitetuta, a história dele, contribuiçao e algumas obras, mas nunca li nada dele. E nao conheço Jean-Pierre Zwaenepoel.

E sobre cidades da mesma cor só conheço Grécia (óbvio); Jaipur (nao sei se te referias a esta) - vide o uso do tu. heheheh

[ignorância minha]

Muito interessante saber a respeito!

Obrigada por responder!

beijocas
Lili

Related Posts with Thumbnails