quinta-feira, 4 de agosto de 2011

"Os Versos Satânicos" Salman Rushdie

"Para nascer de novo", cantava Gibreel Farishta despencando do céu, "é preciso morrer primeiro. Ho ji! Ho ji! Para pousar no seio da terra, é preciso voar primeiro. Tat-taa! Taka-thun! Como sorrir de novo, se não se chorou primeiro? Como conquistar o coração da amada, mister, sem um suspiro? Baba, se você quer nascer de novo..." (RUSHDIE, 1988, pág. 13)

Assim começa a história de Gibreel e Chamcha, despencando do avião e transmutando... Entre as 523 páginas encontram-se pérolas como "Quem pede a permissão da semente para plantar?", uma miríade de referências as hamza-nama (miniaturas persas fundidas aos estilos kannada e keralan), descrição das vestimentas como a kurta de estilo bengalês (com cadarços amarrados no pescoço num laço). É um livro para ser lido devagar, consultando sobre as metáforas que referenciam informações, músicas, filmes, livros, mitologias, histórias e aspectos culturais do Ocidente e do Oriente...


Não pretendo me alongar neste post, nem escrever sobre o fato que tornou a obra famosa e levou a condenação de morte ao autor. Quem quiser mais informações sobre o tema há uma vasta seleção de artigos disponíveis na internet. É sem dúvida uma obra para ser explorada em leituras diversas.

RUSHDIE, Salman. Os versos satânicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Copyright ©  1988 by Salman Rushdie
Título Original
The Satanic Verses

Share |

5 comentários:

Nina Pilar disse...

gosto de ler e vou tentar comprar Os versos satânicos, gostei da indicação...

beijinhos e tenha uma ótima sexta feira

Nina Pilar disse...

gosto de ler e vou tentar comprar Os versos satânicos, gostei da indicação...

beijinhos e tenha uma ótima sexta feira

vanessa rojo brake disse...

hola!!!! navegando por la red ,entre blog y blog ,me he encontrad con el tuyo!!!! decirte que me ha encantada ,ya me he hecho tu seguidora , me encanta encontrar rincones nuevos , propuestas y estilos diferentes y como no, apoyaros a cada una/o !!!
os dejo el mio también!!!! si te gusta también agradecería tu apoyo todas sabemos lo que cuesta tener un blog y es bonito el apoyo entre nosotras/os !!! si no nos apoyamos , quien lo va a hacer¿?¿?¿ un besote de
" KEYKOAMODEL.BLOGSPOT.COM"

Flor Baez disse...

Opa, adoro suas dicas de livro!
Fiquei curiosa!

Bjs

۞ Potira ۞ disse...

Nina,

Este é sem sombra de dúvidas um bom livro, mas tenho alguns outros favoritos do Rushdie... =D

Gracias Vanessa!

=)

Obrigada Flor!!!

=*

Related Posts with Thumbnails