sábado, 10 de dezembro de 2011

Canhamo de Bengala por pharmaceuticos de Paris para a Cidade do Desterro

Enquanto você participa do sorteio do livro, leia sobre a utilização medicinal da maconha indiana no Brasil em fins do século XIX.


Este é um antigo anúncio publicitário de um jornal da Cidade do Desterro, atual Florianópolis. 
Anuncia a venda de cigarros de Cannabis Indica, feitos com cânhamo de Bengala por farmacêuticos de Paris para o tratamento de doenças das vias respiratórias.



 "A Regeneração. Jornal da Provincia de Santa Catharina", Anno VII, n. 705, Cidade do Desterro, 26/08/1875.

"CIGARROS INDIOS
DE CANNABIS INDICA
de GRUMAULT e Cia, pharmaceuticos em PARIS.

   Todos os especificos empregados até hoje para aliviar da asthma e das molestias das vias respiratorias, tem por base SUBSTANCIAS TOXICAS que deixão um grande peso no cérebro e além d'isto são summamente perniciosas à inteligencia e à saúde em geral.
   As propriedades do principio activo do canhamo de Bengala que contem nossos cigarros são tão admiraveis, que apenas se respira alguma fumaça nota-se logo uma grande facilidade em respirar, menor oppressão, em uma palavra um alívio rápido, completo e inoffensivo, porque os nossos cigarros não contém princípio tóxico algum. São pois estes cigarros o unico remedio certo que se possa aconselhar com confiança contra nevroses, asthma, catarrho pulmonar, laryngite e em geral contra todas as molestias das vias respiratórias."
*Um professor compartilhou a imagem no Facebook e eu publico aqui para vocês.
Share |

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails