quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Cores na cultura indiana



"Na Índia onde quer que você vá tudo é muito colorido, extremamente colorido...

As cores inspiram, anestesiam, fascinam, estimulam, apaziguam...trazem sensações, geram emoções, lembranças, sentimentos, estimulam nossos sentidos, desejos..


A cultura indiana acredita que as cores, além de controlar os aspectos físicos e espirituais do ser humano, exercem uma imensa influência sobre as situações do cotidiano.

A escolha das cores das roupas, dos ambientes, dos alimentos são extremamente importantes para cada momento. As cores estão sempre ao nosso redor e causam um impacto poderoso em nosso estado de espírito. O uso da cor na decoração é uma ferramenta muito importante para o Vaastu, pois cada uma delas nos remete a uma sensação e atitude.

Seguem então algumas especificações sobre as cores na filosofia indiana:

Vermelho: é uma cor auspiciosa e representa o poder espiritual que supera a maldade. Motiva, aumenta a vitalidade. Traz poder, coragem e força de vontade, além de reforçar a lealdade. E ainda inflama paixão e o desejo. Mas deve ser usado com precaução, pois em excesso pode gerar raiva, ansiedade e agressividade.

Laranja: é uma cor que estimula a sensitividade, generosidade e a compaixão. Representa o fogo sagrado que queima as impurezas e lembra a busca da iluminação espiritual. Esta cor estimula a nossa energia e a alegria de viver. Excesso de laranja em um ambiente, ou na roupa pode gerar agitação e tensão nervosa.

Amarelo: Representa a luz espiritual que ilumina a verdade. Estimula a mente e o intelecto para adquirir sabedoria e clareza, aumentando a nossa força interior e auto-estima. Gerando assim, criatividade e curiosidade. Ficar exposto a esta cor por demasiado tempo tende a tornar a pessoa excessivamente perfeccionista.

Verde: Nos rituais hindus usa-se folhas verdes de plantas sagradas para expressar a importância da natureza. Uma cor que estimula a harmonia, o equilíbrio e os sentimentos de calma. Gera propriedades terapeuticas, estimulando a saúde. Está associada com rejuvenescimento e renovação.

As cores tem o poder de introduzir em um ambiente diferentes sensações, emoções...

Para cada pessoa, para cada ser , para cada ambiente a mesma cor pode trazer efeitos um pouco ou as vezes muito diferentes.

As cores influenciam nossas escolhas, nossos comportamentos, nossos desejos...

Pessoas Pitta são mais sensíveis às cores vermelhas e alaranjadas...quando expostas à estas cores seus comportamentos agressivos, raivosos tendem a se manifestar com mais facilidade.

Já as Vatas são estimuladas e tendem a ficar mais alegres , mas se exagerar podem ficar bastante ansiosas e agitadas.
E para pessoas Kapha , o vermelho e laranja, por exemplo são muito benéficos, pois inspiram ao movimento e ação, já que as pessoas deste dosha tendem ser mais inertes e depressivas.

Seguem então mais algumas informações à respeito das cores na cultura indiana:

Azul: Esta cor inspira a harmonia, serenidade e acalma as emoções. Representa o lado frio da natureza. Um ambiente com esta cor ajuda a acalmar a mente, promover a verdade e a fé. Mas tome cuidado, pois o excesso de exposição a esta cor gera sensação de depressão e isolamento.

Violeta: Na cultura indiana esta cor é comumente usada nas mandalas. Uma cor que inspira respeito, inspiração. Um ambiente com esta cor inspira a meditação e tranquilidade. Dispersa a depressão e induz à reflexão positiva. Gera um ambiente apaziguador, mas a exposição demasiada tornar a pessoa muito auto centrada e distante do mundo.:

Índigo: Esta cor reforça a nossa intuição e imaginaçã. Nos ajuda a olhar para dentro, para que se possa compreender a verdadeira natureza da nossa alma e nosso respeito com Existência. Cria um equilíbrio e estabiliza as emoções e sentimentos. Mas a exposição excessiva gera cansaço e fadiga.
Branco: Para o hinduismo o branco representa a pureza e nobreza que gera pensamentos e ações puras. Uma cor que remete paz e conforto. Promove a purificação da alma, do corpo e da mente."

Por Laura Pires para Hierophant
Share |

Um comentário:

Vic Gil disse...

Conheci seu blog hoje e estou amando.. Sou apaixonada pela cultura indiana a 6 anos.. E esse ano pretendo ir a india.... Por não ter nenhuma rede social, acaba sendo difícil pra mim, conhecer pessoas que vão pra india, ou até mesmo os indianos kk.... Se puder entre em contato comigo.. Desde já, obrigada
Meu email é.. victoriasiqueira3@gmail.com

Related Posts with Thumbnails