domingo, 25 de janeiro de 2015

Roupa do noivo em casamento indiano: Diferença entre sherwani e kurta


"Com um olhar meio despercebido, muitas vezes não conseguimos notar diferenças entre as kurtas e as sherwanis. Ainda mais com essa tendência dekurtas mais sofisticadas, que inclusive tem nome próprio, os indianos a chamam de semi-sherwanis, que nada mais são do que as kurtas mais trabalhadas e requintadas. Contudo, as kurtas são mais requisitadas para o dia a dia do homem indiano, materiais mais vulgares como o algodão são para eventos mais informais, enquanto que, tecidos mais finos, como a seda, por exemplo, o homem a usa para dias festivos. Para casamentos o mais indicado são sherwanis. O casamento é um evento único na vida de um homem, por isso, segundo a tradição indiana (e a ocidental também), requer todo o esmero e pompa possível. Ao contrário do que muitos pensam, o casamento indiano é um evento muito luxuoso, considerado o dia mais importante na vida do noivo e da noiva.

Separei algumas fotos de kurtas e sherwanis de várias cores, coloquei-as lado a lado para observamos as diferenças.

Como a sherwani desse modelo é muito opulenta, com muito brocado, preferi colocar uma semi-sherwani, que será a única do nosso comparativo, só para nos atermos as suas diferenças. O sherwani, no final das contas, é como um paletó indiano, enquanto a kurta é como a nossa camisa. Aliás, por debaixo do sherwani é indicado usar uma kurta, assim como no traje formal ocidental, onde sempre usamos um terno, por exemplo, com uma camisa de algodão debaixo.

Nesses modelos acima dá para perceber bastante dentre uma peça e outra. O sherwani é muito mais alinhado, tem o tecido mais encorpado, mais bordados e detalhes, assim como, a abertura frontal. O sherwani realmente lembra a roupa de um príncipe, enquanto a kurta lembra um tipo de um pijamão mais social do homem indiano.

Os indianos levam tão a sério que no dia do casamento o noivo tem que parecer um príncipe que nas fotos, colocam acessórios como gravatas. Quer saber mais? Na tradição indiana o noivo chega montado num cavalo branco, como nos contos de fadas. Será que foi assim que surgiu o “príncipe num cavalo branco?”

Ainda que a kurta tenha a abertura central, ela é bem mais “atrapalhada” que o sherwani. Veja como o sherwani fica bem melhor no corpo do homem, muito mais alinhado.

É, não dá para casar com kurta! Nessa foto, reforço minha opinião. Os devotos Hare Krishna usam kurtas ou kurtis, que é a kurta de manga curta, no dia a dia religioso. Tá certo que dificilmente vemos por aqui, até por uma questão de preço, kurtas tão elaboradas e finas, no entanto, elas não favorecem muito o corpo do homem e por serem largas e de corte vulgar, não cria um look tão opulento como um casamento mereça."

Via Bangalo
Share |

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails